Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

(BIO_BAC_ANA_PAOLLA) SOLUÇO: Afinal, por que soluçamos?

   O tão incômodo "hic, hic" pode ter duração de alguns minutos apenas ou até mesmo de algumas horas, mas determinadas pessoas podem sofrer de crises que duram dias, meses ou até anos.. Mas afinal, o que é o soluço e quais são suas causas? 

   Até mesmo os bebês no útero de sua mãe podem soluçar. Ele pode aparecer quando você comemos de forma muito rápida, assim engolimos ar juntamente com a comida ou quando enche o estômago demais e acaba causando incomodo ao diafragma. Dentre os motivos dessa irritação pode-se citar o refluxo de ácido estomacal. Os soluços acontecem com mais freqüência nos bebês do que em adultos, por conta do sistema nervoso ser ainda imaturo e não agir devidamente sobre o diafragma. 
   Assim, os nervos frênicos, que são considerados controladores dos movimentos e das sensação do diafragma, quando submetidos a qualquer irritação ele sofrerá um espasmo do diafragma. O espasmo consiste em inspirar de forma curta e rápida e em seguida, a respiração ser cortada pelo fechamento da epiglote. Desta forma, o som que conhecemos como soluço é devido ao rápido fechamento da epiglote. 


Disponível em < http://saude.hsw.uol.com.br/soluco.htm > Acessado 5/10/12. 

Um comentário:

  1. Muito interessante saber que um dos culpados pelo soluço é o diafragma. Assim fica mais fácil entender o porque prender a respiração ou tomar água rapidamente podem ajudar a parar o soluço, pois interrompem o ciclo respiratório.

    Francielly Richardt

    ResponderExcluir