O Fígado é o órgão onde ocorre a maior parte das reações metabólicas do organismo. O câncer no fígado, apesar de não estar entre os mais prevalentes, requer alta complexidade no seu diagnóstico e proficiência no tratamento. É dividido em duas categorias: a primário (tumores originados no fígado) e secundário (originado em outro órgão, mas que atinge também o fígado).
Na maioria dos casos o câncer é causado pela cirrose (escoriação do fígado). A cirrose pode ser causada por abuso de álcool, infecção pelo vírus B ou C da hepatite, excesso de ferro no corpo, entre outros.
Tratamentos com quimioterapia e radiação nem sempre são eficazes, podendo ser usado para reduzir tumores maiores para maior sucesso na cirurgia, que junto com o transplante são os métodos mais eficazes contra o câncer de fígado.
Disponível em <http://www.inca.gov.br/ conteudo_view.asp?id=330>
<http://saude.ig.com.br/ minhasaude/enciclopedia/ cancer-de-figado/ ref1238131525096.html> acesso em 04/10/2012
O câncer do fígado primário é conhecido como carcinoma hepatocelular, e o secundário câncer de fígado metastático.
ResponderExcluirSintomas
Dor ou sensibilidade abdominal, principalmente na porção superior direita
Equimose ou sangramento fácil
Abdome aumentado
Pele ou olhos amarelados (icterícia)
Disponivel em: acessado dia 10/10/2012
Francielly Richardt
Disponivel em : http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/cancer-de-figado/ref1238131525096.html
ResponderExcluir1_Bio_BAC_Lucia_Satomi_Hirooka Grande parte dos pacientes com hepatocarcinoma apresentam cirrose hepática, que pode estar associada ao alcoolismo ou hepatite crônica, que tem como fator etiológico predominante a infecção pelo vírus da hepatite B e C, que estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de fígado.
ResponderExcluir