A litíase ou pedra nos rins como é chamada vulgarmente, ocorre a partir das substâncias que são expelidas pela urina, algumas vezes a urina fica saturada dessas substancias, levando-as a formação de cristais, tais como: minerais, oxalatos, ácido úrico, sais de cálcio, entre outros. Esses cristais se agregam junto à matéria orgânica e com passar do tempo formam o calculo renal, aquilo que conhecemos como pedras no rim. A litíase não é um caso raro, podendo afetar pessoas de quaisquer idades. Estima-se que há uma maior incidência dos casos no adulto jovem, entre 30 a 40 anos, não havendo diferença entre os sexos.
Alguns cálculos menores podem ser eliminados pela urina sem causar algum sintoma, mas são inúmeros os casos em que eles causam sintomas. Esses sintomas, ao contrário do que muitos pensamos, não estão intimamente ligados ao tamanho do cálculo, mas sim ao seu formato que muitas vezes é constituído por inúmeras espículas que ferem os tecidos por onde passam, levando a dores intensas, com ou sem sangramento na urina.
Fatores que podem contribuir para o surgimento das pedras ou para o crescimento acelerado delas:
- Volume insuficiente de urina, supersaturação da urina;
- Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
- Infecções urinárias;
- Alterações anatômicas;
- Obstrução das vias urinárias;
- Herança genética.
Disponível em : < http://www.pedranorim.com.br/ > acesso em 04/10/12.
1_BIO_BAC_B_Matheus_Azambuja_dos_Santos
ResponderExcluirOs três tratamentos mais indicados pelos médicos para os casos de cálculos renais que não são eliminadas do corpo naturalmente pela urina são:
- Litotripsia: utiliza-se de ondas de choque mecânicas extracorpóreas para fragmentar as pedras e facilitar a eliminação destas pela urina;
- Cirurgia percutânea: cirurgia endoscópica realizada nas costas do paciente, onde o endoscópio adentra no rim, fragmenta a pedra e a aspira;
- Ureterocospia: o endoscópio é introduzido no ureter, onde fragmenta a pedra e a aspira.
Disponível em: http://www.calculorenal.org/calculo-renal-tratamento.htm, acessado em 21/10/2012;
Disponível em: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/pedra-nos-rins-calculo-renal/, acessado em 21/10/2012.