Este blog é um espaço destinado ao compartilhamento de informações e curiosidades relacionadas à Anatomia Humana, Saúde e Bem Estar. Entre, divirta-se e deixe suas contribuições.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

( 1_BIO_BAC_B_MARCELA_KOZECZEN) Câncer Ósseo


   Os tumores ósseos são proliferações de células anormais nos ossos.Os tumores podem ser Benígnos ou Malignos e ainda pode ser primário(quando o tumor tem origem no próprio osso) ou metastáticos(câncer originado em outra parte do corpo que depois vem a se propagar para os ossos)
  Tumores ósseos primários são raros(menos de 1% de todos os tumores malignos) e são mais frequentes em homens jovens.Os tipos de tumores ósseos malignos podem ser Osteossarcoma,Sarcoma de Ewing,Fibrossarcoma e Condrossarcoma. Câncer de mama,pulmões,próstata e rins normalmente são os provenientes das lesões metásticas dos ossos.
   Esses tumores podem se manifestar na forma de dor óssea que é o sintoma mais comum.Podem também ocorrer o enfraquecimento e a fratura do osso com pouca ou nem uma sobrecarga(fratura patológica).Para o diagnóstico dos tumores ósseos é feita a radiografia, mas está não mostra se o tumor é benígno,maligno e nem qual é a célula causadora,por isto é feito um procedimento cirúrgico chamado biópsia para se obter uma amostra do tumor adequada para o diagnóstico.
    Para o tratamento de tumores ósseos faz-se o uso de quimioterapia,cirurgia(para a retirada do tumor) e radioterapia.
   Para o câncer ósseo não existe um exame específico para diagnóstico precoce.Todo o paciente com histórico de câncer na família deve seguir a orientação de um médico e realizar uma investigação adequada.
  Disponível em <http://www.institutodocancer.com.br/php/index.php?link=5&sub=19>,acesso em 23/08/2012.

Um comentário:

  1. 1-BIO-BAC-A-MELYSSA-GUTIERREZ

    Esses tumores ósseos são mais freqüentes em adolescentes. Quase sempre a criança tem uma batida, que causa dor, mas a dor não vai embora. O local mais freqüente é logo acima ou logo abaixo do joelho. A pele pode ficar vermelha e quente e, quando o tumor cresce, é possível ver também um inchaço no local.

    Estes sintomas podem ser confundidos principalmente com infecções. Para se fazer o diagnóstico, é importante fazer Raio-X do local doloroso e um médico ortopedista, com bastante experiência em câncer, deve realizar uma biópsia.

    ResponderExcluir